07/09/2021
O que é Braço Oscilante?
Artigo – O que é o Braço Oscilante
por: André M. Coelho
Os Braços Oscilantes desempenham um papel importante para o sistema de suspensão do seu carro.
Os Braços Oscilantes são também conhecidos como braços de controle. Suas buchas podem se desgastar com o tempo e precisam ser substituídos, mas sintomas vão aparecer claramente para que os reparos sejam realizados.
Qual a função do Braço Oscilante?
Braços Oscilantes podem não ser um nome familiar para muitos proprietários de automóveis. Você pode nunca ter ouvido falar deles – até que seu mecânico diga que é hora de ter novos.
Eles são um componente crítico do sistema de suspensão do seu carro que permite que os pneus subam e desçam suavemente de forma independente e com estabilidade para o funcionamento do veículo.
Sem eles, seu veículo não proporcionaria um passeio divertido. Seria como andar em uma carroça, com tudo muito duro no caminho.
(Foto por Leandro Firmino)
O que é um braço oscilante?
Os Braços Oscilantes controlam o movimento das rodas para que fiquem alinhadas com o corpo do carro. Onde a função da suspensão é segurar tudo, o Braço Oscilante basicamente absorve a estrada. É o que abre caminho. Ele se move para cima e para baixo para que o pneu possa se mover. Quando você atinge uma colisão, o Braço Oscilante comprime o peso e desce sobre ele. Ele mantém a parte inferior do pneu no lugar.
Especialistas em automóveis dizem que os Braços Oscilantes conectam a suspensão do carro ao quadro real do veículo. Eles são conectados à estrutura por meio de um componente chamado bucha, enquanto se fixam à suspensão por meio da junta homocinética. Isso permite que o veículo gire sua roda e gire, conectando o pneu à suspensão do carro.
O conjunto do Braço Oscilante tem formato triangular, com duas buchas em cada extremidade e na junta homocinética. Isso permite que o carro suba e desça livremente.
Os carros normalmente têm dois a quatro Braços Oscilantes, dependendo se o sistema de suspensão do veículo possui amortecedores ou amortecedores. Muitos dos carros de hoje só têm Braços Oscilantes na suspensão dianteira.
Alguns veículos têm Braços Oscilantes superiores e inferiores, embora os especialistas em automóveis digam que a maioria dos carros hoje só vem com os inferiores devido à forma como o conjunto do suporte é projetado.
Os carros com Braços Oscilantes superiores e inferiores são chamados de suspensão triangular dupla, em que os braços trabalham paralelos entre si.
(Foto por Leandro Firmino)
Sintomas de defeitos no Braço Oscilante
Como qualquer componente do carro, com o tempo, os Braços Oscilantes se desgastam e precisam ser substituídos. Hawley diz que muitos conjuntos de Braço Oscilante se desgastam a cada 140.000 a 160.000 quilômetros.
Os Braços Oscilantes podem dobrar ou quebrar ao passar por grandes buracos ou saliências, enquanto as buchas também podem se desgastar sozinhas.
As pessoas começarão a ver os pneus não se desgastando corretamente. Se houver desgaste dos pneus, pode ser necessário examinar os componentes.
Os especialistas em automóveis dizem que outros sinais comuns de que o conjunto do Braço Oscilante precisa ser substituído é se o volante está vibrando ou há barulho de batida ao dirigir sobre lombadas.
(Foto por The Lazy Artist Gallery)
Custos para substituir o conjunto do Braço Oscilante
O custo para substituir um Braço Oscilante pode ser caro. Muitas vezes, as escovas e as juntas homocinética são substituídas como parte de toda a unidade de montagem do Braço Oscilante – embora isso dependa do nível de dano e desgaste. Todos eles trabalham juntos. Você não pode ter um Braço Oscilante sem uma junta homocinética.
O Braço Oscilante sozinho custa até barato, e o tempo de trabalho geralmente pode levar algumas horas. O preço da substituição de um Braço Oscilante pode variar muito, dependendo do tipo de carro.
Normalmente você tem que substituir o Braço Oscilante e buchas juntos.
Nunca brinque com a sua segurança e a dos seus passageiros e familiares, parafusos da suspensão, roda e outros, são itens de segurança! Sempre busque por peças originais ou com selo OEM🔗. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco!
Fonte: Carrodegaragem
Voltar